domingo, janeiro 9

Eucaristia: alimento de vida eterna.

 Queria através deste post passar a todos o valor de ser Católico, o valor que há em se comungar do Corpo e Sangue de Jesus e a importância de irmos à Missa todos os domingos. Talvez muitos não saibam destes valores, então quero que tomem conhecimento e passem isso adiante pois não podemos deixar que as pessoas continuem se esquecendo de Jesus, do seu Corpo e Sangue Eucarístico. Quero também  lembrar-lhes do papel do Sacerdote nesse meio e pedir que  respeitem e rezem muito por eles, pois são alvos das maldades que há em nosso mundo.

Para começar vamos ver o que nos ensina o Catecismo da Igreja Católica (uma espécie de dicionário da igreja que nos ensina significados das palavras segunda a Doutrina): 

O que é a Eucaristia?
É o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo sob as espécies de pão e vinho. Por meio da consagração, o sacerdote converte realmente no corpo e sangue de Cristo o pão e vinho oferecido no altar.


O que é a Santa Missa?
É a renovação sacramental do sacrifício da cruz.



A Santa Missa é o mesmo sacrifício da Cruz?
Sim, a Santa Missa é o mesmo sacrifício da Cruz, mas sem derramamento de sangue, pois agora Jesus Cristo encontra-se em estado glorioso.

Quais são os fins pelos quais se oferece a Santa Missa?
Os fins pelos quais se oferece a Santa Missa são quatro: adorar a Deus, agradecer por seu benefícios, pedir-lhe dons e graças, e para a satisfação por nossos pecados.

O que é a Santa Comunhão?
A Sagrada Comunhão é receber Jesus Cristo presente na Eucaristia.

De que modo Jesus Cristo está presente na Eucaristia?
Jesus Cristo está na Eucaristia verdadeira, real e substancialmente presente, inteiro, vivo e glorioso, com seu corpo, sangue, alma e divindade, em cada uma das espécies e em qualquer parte delas.


Quem pode comungar?
Pode comungar quem estiver em graça de Deus, guardar o jejum eucarístico e saber quem vai receber.


Que pecado comete quem comunga em pecado mortal?
Quem comunga em pecado mortal comete um grave pecado chamado sacrilégio.

O que deve fazer quem deseja comungar e encontra-se em pecado mortal?
Quem deseja comungar e encontra-se em pecado mortal não pode receber a Comunhão sem recorrer antes ao sacramento da Penitência, pois para comungar não basta o ato de contrição.' - fonte: 
http://www.catequisar.com.br
 Esclarecidas as dúvidas, quero  perguntar-lhes se fazem noção de que cada Missa é um Milagre? Que a cada Missa Jesus se faz presente em Corpo, Sangue, Alma e Divindade? Isso é magnífico! Por isso ela se torna tão importante em nossas vidas, porque estamos recebendo Jesus de verdade naquele pedaço de pão.
 É dever de todo Cristão Católico ir à Missa ao menos aos domingos para receber Jesus e ouvir a Palavra, mas este valor vem sendo esquecido pelas gerações nos últimos tempos. Sabemos que os dias estão ficando corridos e curtos cada vez mais, mas sempre dá para se arranjar um tempo para Deus. É o mínimo que podemos fazer para aquele que deu seu filho único para morrer por nós numa cruz. Além de ser um mandamento da Lei dele, o terceiro: 'Guardar domingos e festas'.
 Há uma leiga em nossa Igreja, Catalina, que teve uma experiência de fé maravilhosa em uma missa onde Nossa Senhora foi  mostrando-lhe os mistérios por trás da Missa e o que é verdadeiramente uma Missa. E Nossa Senhora diz para Catalina que no momento da consagração nós somos transportados para os pés do calvário no exato momento da crucificação de Jesus. E ela não faz apenas uma comparação, ela diz o que realmente ocorre numa Missa.
  Nós todos somos loucos para que alguém um dia nos dê uma 'prova de amor', faça uma loucura para demonstrar o tamanho do amor por nós e, assim, nos sentirmos especiais e amados. Mas quanta tolice a nossa ignorarmos a maior prova de amor que fizeram por nós um dia e que é renovada a cada semana na Santa Missa. Foi por amor que Deus mandou seu Filho à terra, por amor que Ele morreu por nós naquela Cruz e é por amor que se entrega a cada Missa por nós, que dá próprio corpo e próprio sangue. Foi por você que Jesus deu a vida e é por você jovem, que ele se dá inteiramente no altar nas missas. E o que temos feito? Ignorado tudo isso, deixando de lado essa ação, nos esquecendo desse amor infinito e misericordioso e tendo a coragem de ainda dizer que não somos amados e compreendidos por ninguém quando aquele que é amor e nos conhece, aquele que pode nos compreender sem que precisemos dizer uma só palavra está lá de braços abertos nos esperando todos os dias.
 Sabiam que a Eucaristia é um santo remédio? Capaz de curar as feridas mais profundas de nossas almas?
Sim, ela é um santo remédio e pode nos curar. Basta que deixemos que ela nos cure, que queremos isso para nós e que comunguemos com coração e na graça.
 As mãos sacerdotais: não há criatura que seja mais beneficiada pela graça e amor de Deus do que nós. Podemos receber  Jesus em corpo e sangue, isso é uma graça a qual nem os anjos podem receber. Não que sejam menos dignos que nós, mas é que o amor de Deus pela humanidade é tamanho que ele nos deu essas graças. E através de quem a recebemos? Dos sacerdotes! Por isso Nossa Senhora ama os sacerdotes e nos pede orações a eles, pois ser parte desse milagre é uma responsabilidade muito grande a qual Deus escolhe e capacita cada servo para isso. Por isso respeitem os nossos padres, valorizem o trabalho deles e mais, rezem muito por eles. É através de suas mãos que Jesus se faz presente nas Missas.
 Por fim, peço-lhes que passem a enxergar a Missa com outros olhos. Que passem a ir às Missas com amor e tendo a certeza de que vão receber Jesus e que Ele vai agir nas suas vidas. Peço que respeitem os sacerdotes, rezem por eles e amem a Eucaristia. Não cansem de adorar ao Deus vivo, não cansem de adorar Corpo e Sangue. Comunguem do amor e vivam o amor!

Paz e bem a todos!*

2 comentários:

  1. Adorei esse post que foi colocado, fico muito legal mesmo... mostra o quanto jesus esta presente em nossas vidas.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, ele ficou grande mas passou a mensagem que deveria! Que todos passem a olhar para a Missa de outro jeito e amar mais a Santíssima Comunhão! Obrigada =D

    ResponderExcluir